BODEGA LITERÁRIA

BIBLIOTECA

AVENTURA II | A ODISSEIA DE HOMERO

5/18/2018

 
Atenção! O texto pode conter revelações sobre a obra. 

Para ler os textos anteriores clique aqui. 
Imagem
É nessa segunda parte sobre as aventuras de Odisseu que eu irei dizer o quanto me encanto com o ápice das aventuras de nosso herói. Não é à toa que a Odisseia é um grande clássica e se perpetua pela descrição dos fascínios de Odisseu. O grande momento da história dá-se exatamente quando empolgado Odisseu narra as suas temíveis aventuranças e as formas ardilosas com que conseguiu escapar dela. É nesse sentido que a narrativa oral do clássico conseguiu se perpetuar até então, porque todos são fascinados por histórias que descrevam aventuras, tragédias, armadilhas e uma criatura esperta, que nesse momento é personificado por Odisseu. Sendo assim, é gratificante chegar nesse momento da história e prestigiar tão belas e poéticas são esses momentos com nosso herói. 
SOBRE O ENREDO:

Canto VII: Chegando finalmente a casa de Alcínoo, Odisseu consegue de forma discreta e singela a amizade do homem, ainda de fato se revelar quem é de verdade. Após comer e beber, Odisseu conta como saiu da ilha da Ninfa Calipso, essa que lhe prometeu hospitalidade e ajuda na sua volta para casa. Todos ficam encantados com os discursos de Odisseu transvestido de forasteiro.  


Canto VIII: Num primeiro momento Odisseu, ainda como um forasteiro, é posto a prova pelos filhos de Alcínoo, que o provoca nas disputas olímpicas realizadas nos festejos e nas ágoras que o rei Alcínoo mantém para Odisseu. Demonstrando astucia e inteligência, assim como ignorando as provocações de seus filhos, Odisseu ganha confiança e presentes do rei, já que mais que nunca ele demonstra ser cortês e polido. Então, após os festejos começarem e os cantores locais no momento cantarem uma cantiga sobre as aventuras de um herói chamado Odisseu, o próprio sente-se orgulhoso e sentimental por estarem cantando sobre ele, o que lhe provoca choros e emoções. Ainda sem se identificar, Odisseu chora calado, mesmo sob os olhares desconfiados de Alcínoo. Então esse pergunta quem ele seja. 

Canto IX: Então, depois da confiança, Odisseu revele quem é de verdade e começa a contar suas aventuras. É aqui nesse momento que entramos nas memórias de Odisseu e passamos a saber a aventura através de seu ponto de vista. Primeiro ele conta que saiu da terra da guerra de Troia, onde pelas forças dos deuses se perdeu e foi parar na terra dos cícones onde perdeu companheiros. Depois chegou a terra dos Lotófagos, onde alguns, após comer do fruto proibido que deseja não regressar mais a sua terra perdeu mais companheiros. Por fim então chegam a terra dos ciclopes, onde passou pelo pior das provações. 

Canto X: Após fugir dos ciclopes, Odisseu chega a ilha de Éolo, onde lhe presenteiam com um saco contendo os melhores ventos para voltar para casa. Os companheiros curiosos abrem essa saco e o barco, tão perto de casa, regressa para o alto mar novamente. No alto mar eles encontram a terra de Antifates, onde percebem que na verdade estão em terra de gigantes. Após a fuga, enfim chegam na ilha de Circe. Estando em Circe Odisseu descobre que essa transformou, através de um ardil, seu companheiros em porcos e ele, com a ajuda de Hermes, consegue enganar a bruxa e salvar os companheiros, além de fazer acordo com ela e passar um ano em seus aposentos. Para fugir, Odisseu promete que irá cumprir a promessa que Circe o obriga: visitar o cego vidente na morada de Hades.

Canto XI: Chegando no mar dos mortos, Odisseu faz os sacrifícios indicados por Circe, conseguindo então encontrar com a alma de pessoas conhecidas já mortas e com o cego vidente, que lhe prevê o futuro. Sua mãe, também como espectro, aparece para ele diz coisas sobre Ítaca que ele não sabe. Após narrar a lista de vários personagens que Odisseu diz ter visto no Hades, ele continua com sua história.

Canto XII: Voltando dos mortos, Odisseu volta a ilha de Circe onde essa lhe conta o seu novo e aventuroso trajeto. Após as dicas que ela dá, Odisseu e seus companheiros passam pelas Sirenas, depois por Cila e Caribdis. Após tantas provações, eles chegam a ilha do Sol, onde infelizmente tocam nas vacas sagradas e tem o fim destinado, sobrando apenas Odisseu sozinho. Encerra-se assim a narrativa de Odisseu de suas aventuras ao Alcinoo. ​
ALGUNS OUTROS ASPECTOS:

Um dos grandes aspectos da Odisseia é a maneira como os personagens estão ligados aos seus discursos. Quando um hóspede chega a terras estranhas ele precisa usar de suas boas palavras para conseguir moradia e bom vinho. Quando um forasteiro chega e consegue ser convidado, precisa de sua lábia e desenvoltura no discurso para conseguir a atenção do povo e conseguir os seus fins. Tudo nos costumes dos personagens estão ligados aos discursos e a oratória dos personagens, que precisam a cada momento usar dessa artimanha para conseguirem se destacar. 

Após passar por cada etapa de suas aventuras, percebemos que Odisseu perdeu vários de seus companheiros, sejam esses castigos por revolta, provocação, não seguir regras ou irá dos deuses. Mas a pergunta que fica é: De verdade, quantos companheiros havia no barco de Odisseu no início da viagem? 


Ciclopes, Circe, Caribdes, a terra dos mortos, vacas sagradas que lhe causam danos. Tudo isso são as narrativas que Odisseu conta ao rei Alcínoo enquanto está sem sua morada. Pelo ponto de vista narrativo, será que realmente isso poderia ser verdade ou simplesmente Odisseu está contando "história de pescador"? O ponto alto da Odisseia dá-se quando Odisseu destrincha as suas aventuras aos leitores, provocando o interesse do leitor em saber mais de suas provocações. Aqui temos um diferente ponto de vista da história, onde sob a ótica de Odisseu somos obrigados a saber apenas de sua versão da saída da guerra de troia até chegar a casa de Alcínoo. Não sabemos mais sobre Telêmaco ou Penélope, simplesmente a história estaca na perspectiva da aflição dos dois para que possamos conhecer as aventuras de Odisseu. O que virá a seguir? Simplesmente a pura vingança? Saberemos,  
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    NAVEGUE POR CATEGORIAS!

    Para facilitar sua procura, busque abaixo na lista o nome do autor que você procura. 

    AUTORES

    Todos
    Agatha Christie
    Albert Camus
    Alice Walker
    Amanda Lindhout
    Andre Aciman
    Andre Gorz
    Andy Weir
    Antoine De Saint-Exupéry
    Bernard Cornwell
    Caio Fernando Abreu
    Chad Kultgen
    Charles Bukowski
    Charles Dickens
    Chinua Achebe
    Chris Cleave
    Clarice Lispector
    Dan Gemeinhart
    Daniel Galera
    DesafioInfinito
    Donna Tartt
    Dostoiévski
    Douglas Adams
    Dyonélio Machado
    Edgar Alan Poe
    Elizabeth Strout
    Enrique Vila Matas
    Erico Verissiimo
    Ernest Hemingway
    Felipe Barenco
    Fernanda Montenegro
    Fernando Gabeira
    Flanerry O'connor
    Fred Vargas
    F. Scott Fitzgerald
    Gabriel Garcia Marquez
    George Bataille
    George Orwell
    George R.R. Martin
    Graciliano Ramos
    Gregório Duvivier
    Henry James
    Herman Melville
    Hermann Hesse
    H.G. Wells
    Hilda Hilst
    Holly Black
    Homero
    Ilana Casoy
    J K Rowling
    João Guimarães Rosa
    João Guimarães Rosa
    João Ubaldo Ribeiro
    Joaquim Manuel De Macedo
    John Banville
    John Green
    John Steinbeck
    Jorge Amado
    Jorge Luis Borges
    Jose De Alencar
    Jose Lins Do Rego
    Joseph Heller
    José Saramago
    José Saramago
    Júlio Verne
    Karl Ove Knausgard
    Ledo Ivo
    Léonor De Récondo
    Lev Tolstói
    Lev Tolstói
    Ligya Fagundes Telles
    Lisa Genova
    LS Hilton
    Luciana Pessanha
    Lyra Neto
    Machado De Assis
    Margaret Atwood
    Michael Cunningham
    Michelle Falkoff
    Natalia Ginzburg
    Nelson Rodrigues
    O Hobbit
    Olga Tokarczuk
    Peter Straub
    Philip Roth
    Pierre Boulle
    Rafael Montes
    RAUL POMPEIA
    Ray Bradbury
    Robert Louis Stevenson
    Samantha Hayes
    Sarah Butler
    Seth Grahame Smith
    Shirley Jackson
    Silvia Plath
    Stefan Zweig
    Stella Caymmi
    Stephen King
    Susan Hill
    Susanna Clarke
    Suzzane Collins
    Taiye Selasi
    Thomas Mann
    Tolkien
    Victor Hugo
    Vinicius De Morais
    Virgínia Woolf
    Virgínia Woolf
    William Faulkner
    William Gibson
    William P. Blatty

    Feed RSS

    NÃO TEM O SEU AUTOR AQUI? NOS INDIQUE LEITURAS! 

    Se você procurou algum título ou autor e não encontrou aqui, deixe-nos sua indicação através de um dos links abaixo. No e-mail, nas redes sociais ou nos comentários

    CONHEÇA TAMBÉM:

    JOSÉ SARAMAGO
    -  KARAMÁZOV    -
    DESAFIO INFINITO
    --    ODISSÉIA     --
    Para entrar em contato conosco, utilize o link abaixo e preencha seus campos de email.

    ARQUIVOS

    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • BODEGA LITERARIA
    • BIBLIOTECA
    • PROJETOS >
      • DIÁRIOS DE LEITURA
      • RAIZES LENDO BRASILEIROS >
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2016)
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2020)
      • Saramago: Uma inspiração
    • BODEGAWEEN
    • Epi Logo Existo
    • A BODEGA
  • BODEGA LITERARIA
    • BIBLIOTECA
    • PROJETOS >
      • DIÁRIOS DE LEITURA
      • RAIZES LENDO BRASILEIROS >
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2016)
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2020)
      • Saramago: Uma inspiração
    • BODEGAWEEN
    • Epi Logo Existo
    • A BODEGA