BODEGA LITERÁRIA

#DESAFIOiNFiNiTO

QUANDO BATE AQUELA PREGUIÇA DE LER UM CALHAMAÇO, FAÇAMOS UM DESAFIO.

Graça Infinita (D.F.W.) - Diário de Leitura - Introdução

4/8/2015

 
Imagem
   É a primeira vez aqui no blog do Bodega que começarei a fazer diário de leitura à respeito de apenas um livro. E tudo começou por uma boa causa, afinal de conta estamos falando nada menos, nada mais que ... (som de tambores) GRAÇA INFINITA de David Foster Wallace. Sim, aquele livro enorme que parece a bíblia. 
Imagem
                 Tudo começou quando a Tati Feltrin - lá do Tinny little things - postou em seu instagram a foto desse gigante que somente pela sua capa já me chamou atenção. Só depois que ela fez resenha em seu canal, falou tão bem do livro e comecei a participar do Bomm  que esse livro causou, foi que decidi passar um mês de fome e comprá-lo para leitura. (Ele agora é o livro mais caro da minha estante)

                     Aí é que está. Por se tratar de um livre ENORME de grande, é preciso um pouco de espírito motivador para dar conta desse monstro. Foi nessas caçadas pelos blogs que descobri o post do site Posfácio. Lá eles promoveram o desafio Verão Infinito, chamando toda a galera para ler o livro em conjunto dentro do prazo estipulado, sendo 90 páginas por semana e fazer cometários e conspirações sobre o processo de leitura. Achei super divertido e quis entrar na brincadeira, mas do meu jeito. Como estudo e tenho compromissos com a faculdade - provas, aulas, TCC - e também não quero me prender apenas ao Graça infinita, afinal de contas tenho outras leituras também, decidi que tentarei ler as 90 páginas por semana e somente depois dessas 90 páginas lidas é que entrarei aqui no blog e faço comentários à cerca do que li. Prometo tentar seguir o ritmo, mas lembrando que SÓ HAVERÁ POST DEPOIS DAS 90 PÁGINAS LIDAS COM SUCESSO. 

                 Assim que recebi o livro fiquei com muitooooo medo. Sério mesmo. Primeiro porque os comentários sobre ele são de arrepiar. Sempre esteja com post-it do lado. Sempre tenha um caderno para anotar tudo porque é difícil decorar personagens e etc. São muitas notas de rodapé. O livro tem um enredo super desconcentrado. BláBláBlá. Então simplesmente fechei meus ouvidos e resolvi dar de conta desse moleque. 

               O que sei sobre o livro é que ele realmente possui um enredo desconcentrado. É como um grande livro de crônicas, narrativas que ao todo montam uma história. Sei também que é importantissímo ler as notas de rodapé porque elas constituem parte da explicativa da narração. E sim, estou com meu caderninho pronto. 

             Sobre o enredo sabemos que:  Os Estados Unidos e o Canadá já não existem: eles foram substituídos pela poderosa ONAN, a Organização de Nações Norte Americanas. Uma enorme porção do continente se tornou um depósito de lixo tóxico. Separatistas quebequenses praticam atos terroristas e a contagem dos anos foi vendida às grandes corporações. Graça infinita foi o último grande romance do século XX e, como o Ulysses de James Joyce, teve um impacto duradouro e ainda difícil de ser aferido. Ora cômico, ora doloroso, ele encapsulou uma geração ligada à ironia e ao entretenimento, mas desconectada da imaginação, da solidariedade e da empatia. No romance, seguimos os passos dos irmãos Hal, Orin e Mario Incandenza membros da família mais disfuncional da literatura contemporânea , conforme tentam dar conta do legado do patriarca James Incandenza, um cientista de óptica que se tornou cineasta e cometeu suicídio depois de produzir um misterioso filme que, pela alta voltagem de entretenimento, levava seus espectadores à inanição e à morte. Enquanto organizações governamentais e terroristas querem usar o filme como arma de guerra, os Incandenza vão se embrenhar numa cômica e filosófica busca pelo sentido da vida. Graça infinita dobra todas as regras da ficção sem jamais sacrificar seu próprio valor de entretenimento. É uma exuberante e original investigação do que nos torna humanos e um desses raros livros que renovam a ideia do que um romance pode ser.


          Minha organização de leitura e quando haverá postagens sobre o livro ficaram da seguinte forma: 


         Parte I do diário: Págs 5 a 94 
         Parte II do diário: Págs 95 a 185
         Parte III do diário: Págs 186 a 276
         Parte IV do diário: Págs 277 a 366
         Parte V do diário: Págs 367 a 457 
         Parte VI do diário: Págs 458 a 548
         Parte VII do diário: Págs 549 a 638
         Parte VII do diário: Págs 639 a 729
         Parte IX do diário: Págs 730 a 820
         Parte X do diário: Págs 821 a 910
         Parte XI do diário: Págs 911 a 1002

        As anotações estarão marcadas com a Tag #DesafioInfinito na aba Então, eu li. A divisão encima estará marcada após cada término das sessões que dividi junto com o post da parte. Assim ficará fácil para cada um acompanhar. 

         Animados? Eu estou!  \0/ 
        Que comece o #DesafioInfinito 



Por Rodolfo Vilar
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    O que é o Desafio Infinito?

    O #DesafioInfinito nada mais é que um diário de leitura do quanto - e do que achei - anda ler o livro do David Foster Wallace chamado Graça Infinita (Infinite Jest). O projeto foi inspirado a partir de um outro  projeto chamado Verão Infinito feito pelo site do Posfácio. A partir dessa brincadeira é possível acessar toda semana uma parte dos meus achismos sobre o livro mais confabuloso já lido até o meu momento. Ah, também rola vídeo dos diários pelo youtube, toda semana posto conteúdo por lá também. E você pode conferir clicando aqui!

    (DESAFIO ENCERRADO)

    Procure aqui todas as outras partes:

    Todos
    Como é Feito O Diário De Leitura?
    Introdução
    Parte Final
    Parte I
    Parte II
    Parte III
    Parte IV
    Parte IX
    Parte V
    Parte VI
    Parte VII
    Parte VIII
    Parte X

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • BODEGA LITERARIA
    • BIBLIOTECA
    • PROJETOS >
      • DIÁRIOS DE LEITURA
      • RAIZES LENDO BRASILEIROS >
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2016)
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2020)
      • Saramago: Uma inspiração
    • BODEGAWEEN
    • Epi Logo Existo
    • A BODEGA
  • BODEGA LITERARIA
    • BIBLIOTECA
    • PROJETOS >
      • DIÁRIOS DE LEITURA
      • RAIZES LENDO BRASILEIROS >
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2016)
        • Raízes: Lendo Brasileiros (2020)
      • Saramago: Uma inspiração
    • BODEGAWEEN
    • Epi Logo Existo
    • A BODEGA