Maratona U.L.A. (Atualizações)2/6/2016
Para acompanhar nossa Maratona de carnaval você pode usar a hashtag #MaratonaUla2016 e visualizar todos os updates que ocorrem em nossas páginas. Ou você pode usar esse post que sempre estará atualizado com os últimos tweets do que foi lido durante o dia. Participe conosco e não se esqueça de taguear seu post.
1 Comment
Vamos pular carnaval? Curtir todas? Dançar marchinha? Tomar uns pileques? Não mesmo! Durante essa época festiva do ano em que ninguém é de ninguém, cá estou eu em casa assistindo Netflix e lendo bastante. E quando falo ler, é ler sem brincadeira mesmo! Haha. Por isso mesmo que em convite dos amigos do Blog Brainstorm e do The Best Words BR, decidi entrar na onda de aproveitar esse momento, até para adiantar as leituras em atraso, e juntos criamos nossa própria maratona chamada - olha o nome sugestivo haha - Maratona U.L.A. (Unidos da Leitura Atrasada). Como isso vai funcionar? Simples. Durante todo o feriadão do carnaval (Desse sábado até quarta-feira) o foco é ler sem parar nem pra respirar (drama modo on). Durante esses dias a intenção é curtir o carnaval mergulhado na leitura e aproveitar para atualizar as leituras que estão em atraso. Como sou bem simples e realista, escolhi os meus três livros que ando lendo recentemente. Vale ressaltar que são livros enormes, dois deles são de outras maratonas, como por exemplo a Raízes: Lendo Brasileiros. Você pode nos acompanhar através da hashtag #MaratonaUla2016 nas redes sociais de todos os nossos blogs ou conferir a atualização em nossa página com o andamento de como anda nossas leituras. Vale lembrar que o foco não é ler livros em maior quantidade, mas sim aproveitar o feriadão mergulhado na leitura. Então sintam-se também convidados a participar conosco desse momento literário carnavalesco.
Foi no dia 17 de janeiro no município de Atalaia, Alagoas, que o chão da cidade se encheu de poesia e citações de grandes nomes da literatura. Mas como isso aconteceu?
A ideia surgiu do criador da página "Clube do Livro" no facebook Edu Anjos, que sempre tinha em mente juntar os amigos amantes da literatura, envolver música e manifestações culturais e aproveitar o momento para encher as ruas de sua cidade com poesia e citações de grandes autores e seus livros mais famosos. Com o incentivo da prefeitura local de Atalaia a ideia criou asas e no 17 de janeiro todo mundo saiu as ruas para pintar a poesia no cotidiano da população. Quando eu perguntei ao Edu o motivo que o levou a criar esse projeto, sua resposta foi sucinta e brilhante: "A cidade (e um pouco do mundo também) precisa de coisas desse tipo. Algo que faça, de alguma forma, uma diferença boa no dia das pessoas. Esse é o objetivo do projeto, fazer com que todos vejam e sintam que ainda existe outras pessoas dispostas a fazerem a diferença, e o jeito que encontrei pra fazer isso foi através das artes; a que a gente vê (o grafite) e a que a gente sente ( a poesia). Consequentemente, eu espero, que tenhamos mais pessoas interessadas naquilo que o chão tá mostrando: coisas sobre livros. Eu sempre achei incrível a arte urbana e sempre quis fazer algo relacionado a ela. A existência do Clube do Livro me permitiu realizar essa vontade. O resultado foi o melhor possível e foi desse jeito porque teve pessoas que compraram a ideia e ajudaram a fazer com que ela se tornasse uma verdade (nem vou citar todos os nomes, as pessoas que estou falando vão saber que estou falando delas <3 )" Vale citar também que o Clube do livro no facebook e no instagram estão movimento uma galera animada que gosta de comentar suas leituras, suas listas de títulos favoritos e até mesmo o compartilhamento de histórias exclusivas que alguns membros escrevem pela web. Citam-se convidados a conhecer esse projeto que a cada dia apenas cresce. Abaixo você confere algumas imagens do que rolou no evento, clique nelas para ver em tamanho maior. Ou, visite o álbum do Clube do Livro no facebook e confira todas as fotos que estão por lá!
Você também pode conferir um vídeo produzido com alguns detalhes do evento e o que foi "pintado" durante esse dia no chão de Atalaia.
Projeto Chão Que Fala (Vídeo Oficial)
Por Rodolfo Vilar
SENTA AQUI E VAMOS CONVERSAR SOBRE LITERATURA!AQUI VOCÊ ENCONTRA DEBATES, CURIOSIDADES, POSTS ESPECIAIS E MUITA COISA RELACIONADA AO MUNDO DA LITERATURA. CONFIRA ABAIXO AS CATEGORIAS JÁ COMENTADAS AQUI NO BODEGA. TAGS
All
ARQUIVOS
October 2020
|